O que levar para o Atacama
Geral

O que levar na mala para o Atacama

Se você chegou até aqui e ainda está com dúvida de como preparar sua mala para o Atacama, pode ficar tranquilo que vou te dar as melhores dicas pra que você não sinta que errou, quando estiver lá no seu destino.

Primeira coisa que precisamos deixar claro: arrumar a mala para o Atacama é diferente de qualquer outra cidade no Chile, ou seja, se você já visitou alguma esqueça essa referência, e vamos começar do zero!

Segunda coisa, essa é a maior preocupação de quem vai pra lá, portanto é normal que você esteja buscando mais informações possíveis, e talvez ainda esteja em dúvida bem em cima da hora: “e isso, deixo na mala ou tiro?” – o que aconteceu comigo!

Terceira e última consideração, sim você vai precisar levar roupas de calor e roupas de frio, independente da época da sua viagem. Mas, com algumas estratégias isso não será problema, e sua mala poderá ser otimizada!

San Pedro de Atacama

Clima no Atacama

Vamos às informações sobre o clima! San Pedro de Atacama está localizado ao norte do Chile, e é considerada a região mais árida do mundo, chegando a ser comparada à superfície de Marte. Ou seja, chove pouco e há grande amplitude térmica. A temperatura aumenta durante o dia, e cai ao final da tarde até o início da manhã, quando então o sol retorna com toda sua potência.

Além da amplitude térmica, temos a questão da baixa umidade, grande incidência solar, altitude (chegando próximo de 5.000 metros) e, logicamente, vento forte, que faz a sensação térmica baixar ainda mais. Enfim, muitos fatores que vão trazer necessidades bem pontuais, conforme os passeios que você irá fazer na cidade.

De forma bem prática, aquela orientação que sempre usamos, chamada previsão do tempo, não vale muito nessa viagem, uma vez que nossa referência antes de viajar é sempre a cidade base, nesse caso San Pedro de Atacama (que fica a 2.500 metros)!

O que ocorre é que os passeios que você fará por lá são distantes da cidade, e podemos usar como analogia a existência de microclimas que cada um desses passeios possui, influenciados logicamente pela estação, mas também pela altitude (como a rota dos salares), ou horário em que ocorrem (como o geyser e tour astronômico).

Assim, acaba sendo mais indicado pensar nos passeios que você vai fazer, e a partir disso considerar as características como altitude, horário, variação no dia e esforço físico necessário (por exemplo, quando envolvem caminhadas curtas ou mais longas, ou terreno acidentado), para definir exatamente o que levar na mala.

Mala para o Atacama

A partir disso, vamos dividir os principais passeios em quatro grupos, pelas características que citamos serem semelhantes entre si:

Grupo 1 – altitude média, esforço físico mediano:

Vale da Lua, Vale do Arco Íris, Tour de bike

Grupo 2 – altitude média, esforço físico mediano e banho:

Laguna Cejar, Lagunas Escondidas e Termas de Puritama

Grupo 3 – altitude elevada e esforço físico leve:

Rota dos Salares, Lagoas Altiplânicas, Geyser el Tatio

Grupo 4 – altitude elevada e grande esforço físico:

Vulcão Lascar e Cerro Toco

Vamos então às indicações por grupo!

Grupo 1:

Durante esses passeios você irá fazer caminhadas mais longas, subir e descer em terrenos irregulares, com exposição ao tempo. São locais mais quentes, por estarem na mesma altitude que a cidade de San Pedro, independente da época do ano que você visite – também devido à grande incidência solar. Recomendo uso de roupas confortáveis e mais apropriadas ao esporte.

Dicas:

– tecidos leves no geral e blusa dry-fit no verão (aquelas que cobrem os braços sem aquecer);

– no verão prefira roupas claras, para repelir o calor, e no inverno roupas escuras, para absorvê-lo;

– óculos de sol, boné/chapéu, e filtro solar;

– sapatos fechados e confortáveis.

Grupo 2:

Esses passeios possuem caminhadas mais leves (terrenos lineares) ou mais curtas. Há somente uma exceção: quando chegar às termas vai observar que nesse passeio há uma subida considerável para retornar. Guarde um pouquinho de água e de fôlego, o que não vai ser muito difícil depois de horas relaxando nas piscinas.

Dicas:

– opte por roupas com tecidos mais leves;

– recomendo ir com a roupa de banho já vestida por baixo (leve roupa íntima para a troca após o banho, e geralmente as pousadas disponibilizam toalha para que você leve);

– ao fim do dia durante o inverno, assim como início do dia, faz frio nas Termas (vai sentir essa diferença de temperatura  entre as trocas de piscina e ao deixar o local);

– nas Lagunas Escondidas e Cejar no verão faz muito calor, e há um bom tempo com exposição ao sol;

– óculos de sol, boné/chapéu, e filtro solar;

– sapatos fechados e confortáveis, e chinelo para os locais de banho.

Grupo 3:

Esses locais sofrem grande influência da altitude (acima de 4.000 metros), na temperatura e sensação térmica. Isso quer dizer que, independente da época do ano, estará frio. Com a alta probabilidade de vento, a temperatura pode parecer menor ainda.

Dicas:

– Para o Geyser, onde a temperatura pode ser negativa, é sempre recomendado se vestir em 3 camadas, tanto na parte superior quanto inferior. Um novo recurso para aquecimento que utilizamos a primeira vez no Atacama, e super aprovamos, foi o aquecimento de mãos e pés, que você pode comprar pelo site da Decathlon (https://www.decathlon.com.br/aquecedor-de-maos-conjunto-de-10/phttps://www.decathlon.com.br/aquecedor-de-pes-conjunto-de-10/p). Eles funcionam como fonte de calor, descartável, tem rápida ativação e duram de 5 a 6 horas.

– Para os demais passeios, no inverno também é indicado o uso de 3 camadas pelo menos na parte superior, e 2 na inferior, e no verão 2 camadas, mas o uso de corta vento pode ser necessário em alguns momentos;

– luvas, gorro e cachecol;

– sapatos fechados e confortáveis.

O que levar na viagem ao Deserto do Atacama

Grupo 4:

Aqui há a necessidade de combinar conforto térmico com adequação à prática de atividade física, portanto leve roupas e sapatos próprios para trilhas. Use a estratégia de se vestir em camadas, usando os tecidos corretos. Para mais detalhes sobre essa forma de se vestir consulte o post https://insulinanamala.com.br/roteiro-viagem-patagonia-argentina-el-calafate-ushuaia/.

Em relação ao sapato, é indicado uma bota de cano mais alto, com solado de borracha, e se possível impermeável.

Com os passeios definidos, viu como fica muito mais fácil pensar em sua mala para o Atacama? E não deixe de levar uma mochila pra carregar os itens essenciais como garrafa de água, filtro solar, jaqueta corta vento, acessórios e uma camada ou outra que você coloque ou tire de roupa ao longo do dia.

Dicas extras:

Pra dar aquela ajudinha extra na montagem da mala, procure roupas que combinem entre si e possam ser repetidas. Uma forma de auxiliar é definir uma paleta, e assim fica mais fácil pensar nessa combinação.

Em relação aos casacos, prefira os que ocupam menor espaço na mala! E lá você também encontrará casaco para aluguel, caso deseje variar entre mais opções mas não tenha espaço ou não queira levar uma mala maior.

Tenho usado como recurso pra economizar espaço na mala já escolher todas as roupas que irei usar na viagem, inclusive as combinações entre peças (registro tudo com o celular e fica salvo na galeria os looks que aprovei). Assim, além de só levar o que vou usar, poupo tempo no destino na escolha das roupas.

Sua mala para o Atacama não vai precisar de muitos sapatos! Um para usar durante o dia, um para a noite – um pouco mais casual, e um chinelo para os passeios de banho são suficientes. Escolha bem o sapato que irá usar durante o dia, já que alguns passeios possuem caminhadas! Recomendo que dê preferência a uma bota de cano alto (indico as botas da Macboot https://www.macboot.com.br/ ), em tom marrom – o sapato fica bem sujo todos os dias, e a cor pode facilitar a mantê-lo em bom estado.

Não deixe de um levar também na mala para o Atacama um bom hidratante facial, corporal e labial! Indico também um frasco pequeno de soro fisiológico para evitar o ressecamento das narinas. Mantivemos esses cuidados todos os dias, e não tivemos problema algum nesse aspecto!

Como garantir a hidratação no Deserto do Atacama

Mas…

caso esqueça algum produto que mencionei acima, ou não queira levar na mala por conta de espaço, você encontrará várias opções em farmácias por lá.

Leve na sua mala para o Atacama também os medicamentos de uso contínuo, e aquela farmacinha básica de viagem, como analgésico, antitérmico, remédios para enjoo e flora intestinal.

Com essas dicas você pode preparar sua mala com tranquilidade, com a certeza de que ela estará adequada para sua viagem ao Atacama, seja qual for a época do ano!

Para mais informações de como fazer sua mala perfeita para qualquer destino, incluindo documentação, medicamentos, e outros itens, veja o post https://insulinanamala.com.br/guia-mala-perfeita-diabetes/.

Se ficou com alguma dúvida, quer deixar seu comentário ou compartilhar sua experiência nesse destino, registra aqui embaixo que vamos adorar interagir com você!

Até a próxima!

Nós somos Camila e Rodrigo, um casal apaixonado por viagem e produtores do conteúdo da página. Juntos, amamos conhecer novos destinos e voltar já planejando o próximo roteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *